quarta-feira, 17 de agosto de 2016

PROJETO
“JOVENS SHERLOCKS:
as I e II Guerras Mundiais sob múltiplos olhares”
clique na imagem acima para saber mais sobre este projeto



Objetivo Geral
O Projeto Jovens Sherlocks: as I e II Guerras Mundiais sob múltiplos olhares” utiliza os conteúdos das Apostilas e Manuais Didáticos como fio condutor, não apenas de novos conhecimentos, mas, sobretudo, no uso mais racional e colaborativo das Redes Sociais e demais ferramentas da Web2, exercitando técnicas de pesquisas avançadas em ambiente virtual, editando e socializando Objetos de Aprendizagens Virtuais visando o mútuo auxílio, alteridade e construção compartilhada de conhecimentos pertinentes a I e II Guerras Mundiais, porém, visando habilidades que potencializem a Cidadania Digital.
Consiste em estabelecer uma ponte de conhecimentos entre os conteúdos do 2º Ano do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental, para exercitar a aquisição de competências que facilitem habilidades de pesquisa, planejamento estratégico, habilidades sociais, foco e criatividade, tão necessárias na educação contemporânea e no acesso ao Mundo do Trabalho.


Objetivos Específicos

·         potencializar habilidades inerentes a Cidadania Digital;
·         capacitar no uso pedagógico de ferramentas disponibilizadas na Web2;
·         usar as Redes Sociais para exercitar a aprendizagem solidaria e responsável;
·         atuar como produtor de conhecimentos compartilhados;
·         socializar técnicas, estratégias, conteúdos e produtos com demais colegas;
·         ampliar  abordagens dos conteúdos trabalhados em sala;
·         fortalecer a alteridade via aprendizagem multimeios disponíveis na Web2; 
·         elaborar Objetos de Aprendizagens Interativos virtuais;
·         aperfeiçoar o uso de ferramentas virtuais de pesquisas;
·         aprender a usar aplicativos colaborativos;
·         editar games  no software Scratch;
·         conectar conteúdos do Ensino Médio com os do Ensino Fundamental;
·         exercitar o uso de ferramentas importantes no mundo do trabalho;
·         promover discussões e compartilhar bons exemplos;
·         possibilitar a formação de alunos colaborativos e empreendedores;

Metodologia

 “A Segunda  Guerra Mundial foi uma continuação da primeira” (Eric Hobsbawm)

Utilizar a reflexão do historiador Eric Hobsbawm (acima) para conectar os conteúdos da Apostila de História do 2º Ano do Ensino Médio que trata da I Guerra Mundial, aos conteúdos da 9º Ano do E. Fundamental, pertinentes a II Guerra Mundial.

O Projeto “Jovens Sherlocks: as I e II Guerras Mundiais sob múltiplos olhares” é uma “Obra Aberta” sendo lapidada durante a sua execução através das intervenções sugeridas pelos próprios alunos. A ideia consiste em ampliar os conteúdos dos livros didáticos das séries acima citadas e, posteriormente, socializá-los para os demais alunos do CACPA por intermédio da Web2.

Participam do Projeto os Alunos do 2º Ano A e B do E. Médio, em parceria com alunos dos 9º Anos A, B, C do E. Fundamental.

Os Alunos estão divididos em pequenos grupos de pesquisa que deverão investigar temas sugeridos no Portfólio de Temas (veja abaixo) abarcando um e/ou outro lado envolvido no conflito: Tríplice Aliança x Tríplice Entente; Aliados x Eixo.

Os grupos de alunos serão acompanhados por 02 formandos do curso de História da Universidade Federal de MT/UFMT, que atuarão como tutores das equipes. Estes tutores contarão com o auxílio de uma Diretoria Executiva constituída por 02 representantes de cada turma, responsáveis em estimular/fiscalizar o cumprimento dos prazos e a qualidade da produção.

Cada uma das duas turmas do 2º Ano do Ensino Médio do CACPA/MT se encarrega de pesquisar uma das partes envolvidas no conflito (Tríplice Aliança ou Tríplice Entente), buscando imagens e produzindo textos curtos dos assuntos sugeridos no Portfólio de Temas, dentro do conceito de mini learning.

Cada grupo de alunos deverá se articular para:
·         editar pelo menos 03 três tipos diferentes de Objetos de Aprendizagem;
·         selecionar 15 imagens com legendas para editar o álbum virtual de sua sala e criar o Puzzle e/ou Game de Memória;
·         elaborar um texto ou infográfico em forma de mini learning com pelo menos 15 linhas do assunto pesquisado;

Uma equipe selecionada pelos próprios alunos do 2º Ano está encarregada de “reconstituir” possíveis diálogos ocorridos entre as lideranças dos países beligerantes, através de um emulador (simulacro) do aplicativo WhatsApp como se este já existisse e tivesse sido utilizado à época.

A conexão com os conteúdos da II Guerra Mundial é realizado pelos alunos das 03 turmas do 9º Ano, que estão encarregadas de criar objetos interativos (Flash Cards, Palavras Cruzadas, Quizzes, Infográficos, Mini Learning, Vídeos, Puzzle, etc).
A produção de ambas as séries (2º Ano e 9º Ano) serão reunidos em uma Revista Virtual e Objetos de Aprendizagens Interativos a serem ancorados no Blog que deverão produzir.
O regulamento e demais informações sobre o projeto estão ancorados no Blog http://jovensherlocks.blogspot.com.br/ sendo atualizadas à medida que o projeto vai sendo executado.

Julgamos importante destacar a obrigatoriedade dos alunos realizarem suas reuniões de trabalho por intermédio do ambiente virtual (videoconferências, mensagens síncronas e assíncronas, aplicativos de mensagens como o WhatsApp, etc) para que os objetivos do projeto sejam plenamente colocados em prática, sem que haja necessidade de deslocamento de suas residências.


Portfólio de Temas

Os alunos estão separados por grupos de trabalhos para pesquisar, conhecer e reconhecer os problemas vivenciados pelas populações dos países beligerantes em ambos os conflitos. Abaixo sugestões de temas a serem pesquisados que atualmente fazem parte do nosso cotidiano, mas que surgiram durante o período estudado:
·         invenções/tecnologias surgidas no período;
·         participação/emancipação das mulheres durante os conflitos;
·         cotidiano de adolescentes que viveram nas Guerras;
·         cartas e diários dos soldados (analisando “o outro”, falando de esperanças, etc)
·         produção para o esforço da Guerra (ex: remédios, alimentos, etc)
·         atuação das colônias (e ex-colônias) ultramarinas;
·         participação do Brasil;
·         curiosidades das guerras;
·         temas sugeridos pelos alunos;


Série ou ano escolar

Três turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental e duas turmas do 2º Ano do Ensino Médio se conectando por intermédio de suas produções virtuais.


Conteúdo curricular

Aprofundamento dos conteúdos que tratam da I e II Guerra Mundial, trabalhadas nos respectivos Manuais/Apostilas citadas na Bibliografia anexa;
·         I Guerra Mundial para os alunos 9º Ano do Ensino Médio;
·         II Guerra Mundial para os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental;


Tempo estimado

Dentro da  sequência normal do conteúdo programático disposto na Apostila do 2º Ano do Ensino Médio. Encerrando-se as pesquisas em Setembro de 2016, porém a Culminância realizada durante o mês de outubro, na semana do “Dia do Professor” vez que se posicionam como produtores/professores de novos conhecimentos.

Cronograma (Tempo Semanal)

Para a realização do projeto os alunos deverão disponibilizar até duas horas semanais a seu critério e de seu grupo de pesquisa e/ou familiares, haja vista que o projeto pode ser realizado tanto de forma síncrona quanto assíncrona em suas próprias residências. O projeto desdobra-se para o dia a dia dos alunos ao longo de dois meses. Nesse tempo pesquisam e socializam o aprendido via ciberespaço.


Ferramentas

Abaixo listamos algumas ferramentas e suas possibilidades de utilização na abordagem de conteúdos de História. A intenção é que os estudantes compartilhem técnicas, estratégias e conteúdos em parceria com os colegas, ao longo de todo o projeto.
·         Blog elaborado pelos próprios alunos;
·         Blog atuando como Portal (http://jovensherlocks.blogspot.com.br);
·         Google Drive
·         Videoconferências;
·         Edição de Vídeos;
·         Whorkshops sobre os Apps retrocitados;
·         Gameficação (parcial) dos Conteúdos Produzidos;
·         Revista Virtual ancorada no Site da Escola;


Aplicativos

Aplicativos que estão sendo ou podem vir a ser utilizados.
·         Google Drive
·         Scratch
·         GoConqr (Flash Cards, Quiz)
·         WhatzApp
·         Whatsapp fake message
·         HotPotatoes
·         Instagram e/ou Flicker e/ou Google Fotos;
·         Facebook
·         Twitter
·         Youtube
·         Movie Maker
·         Issuu
·         CMap Tools (Mapas Conceituais)



Fases

O projeto compreende várias fases a serem executadas ao longo das semanas letivas, e encerrando-se em Outubro, na Semana do Dia do Professor e da abertura das Matrículas para 2017. Ao longo deste tempo, os Jovens Sherlocks serão estimulados a ter um papel mais ativo na sua aprendizagem e na de seus colegas.

Fase 01

·         Explicação sobre a dinâmica do projeto;
·         Formação dos grupos de trabalho;
·         Seleção de Temas a serem pesquisados;
·         Inicio das pesquisas de conteúdos disponíveis na Web2;

Fase 02

Realizar Workshop que capacite os alunos no uso de Objetos de Aprendizagem diferenciados: edição de Vídeos, Mapas Conceituais, Quiz, Caça Palavras, Puzzle, Palavras Cruzadas, Infográficos, etc;

Workshop sobre::
·         técnicas de pesquisa avançada (Yahoo, Bing, Google);
·         possibilidades do Google Drive (e demais Apps);
·         tratamento de imagens;
·         Hotpotatoes;
·         CMap Tools;
·         edição de Revista Virtual;
·         edição de Vídeos;
·         uso pedagógico das Redes Sociais e Aplicativos Colaborativos:


Fase 03

Criação e administração compartilhada de Blog (coletivo) das turmas que trabalham os dois lados dos conflitos: Tríplice Aliança x Tríplice Entente; Aliados x Eixo.

Fase 04

Seleção de parte da produção dos alunos para edição dos Objetos de Aprendizagens Interativos virtuais:
·         Puzzle;
·         Flash Cards
·         Infográficos
·         Caça Palavras
·         Palavras Cruzadas
·         Quiz
·         Mini Vídeos
·         Revista Virtual




Fase 05

Culminância

Pretendemos encerrar e socializar o Projeto aos demais alunos do CACPA, no mês de Outubro de 2016, na Semana em que se comemora o dia do Professor. Vésperas da abertura das matrículas para o ano letivo de 2017.

Fase 06

Avaliação

Avaliação pessoal e coletiva pelos participantes do Projeto, destacando-se os pontos positivos/negativos, dicas, sugestões e o que precisará ser aperfeiçoado.


Bibliografia

·         XAVIER, Edson. PRESTES Filho, Ubirajara. História Interativa: 9º Ano. Tatui/SP: Casa Publicadora Brasileira, 2009 (Coleção História Inter@tiva).

·         XAVIER, Edson. PRESTES Filho, Ubirajara. História: pré-vestibular. Tatui/SP: Casa Publicadora Brasileira, 2016.

·         Sistema Inter@tivo de Ensino: 2º Ano - 2ª ed. Tatui/SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012. V. 07.

·         Sistema Inter@tivo de Ensino: 2º Ano - 2ª ed. Tatui/SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012. V. 08




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