PROJETO
“JOVENS SHERLOCKS:
“JOVENS SHERLOCKS:
as I e II Guerras Mundiais sob múltiplos olhares”
Objetivo Geral
O Projeto “Jovens Sherlocks:
as I e II Guerras Mundiais sob múltiplos olhares” utiliza os conteúdos das Apostilas e
Manuais Didáticos como fio condutor, não apenas de novos conhecimentos, mas,
sobretudo, no uso mais racional e colaborativo das Redes Sociais e demais ferramentas
da Web2, exercitando técnicas de pesquisas avançadas em ambiente virtual, editando
e socializando Objetos de Aprendizagens Virtuais visando o mútuo auxílio, alteridade
e construção compartilhada de conhecimentos pertinentes a I e II Guerras
Mundiais, porém, visando habilidades que potencializem a Cidadania Digital.
Consiste em estabelecer uma ponte de conhecimentos entre os conteúdos do
2º Ano do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental, para exercitar a
aquisição de competências que facilitem habilidades de pesquisa, planejamento
estratégico, habilidades sociais, foco e criatividade, tão necessárias na educação
contemporânea e no acesso ao Mundo do Trabalho.
Objetivos Específicos
·
potencializar habilidades inerentes a Cidadania Digital;
·
capacitar
no uso pedagógico de ferramentas disponibilizadas na Web2;
·
usar as Redes Sociais para exercitar a
aprendizagem solidaria e responsável;
·
atuar
como produtor de conhecimentos compartilhados;
·
socializar
técnicas, estratégias, conteúdos e produtos com demais colegas;
·
ampliar
abordagens dos conteúdos trabalhados em sala;
·
fortalecer
a alteridade via aprendizagem multimeios disponíveis na Web2;
·
elaborar
Objetos de
Aprendizagens Interativos virtuais;
·
aperfeiçoar
o uso de ferramentas virtuais de pesquisas;
·
aprender
a usar aplicativos colaborativos;
·
editar games no software Scratch;
·
conectar
conteúdos do Ensino Médio com os do Ensino Fundamental;
·
exercitar
o uso de ferramentas importantes no mundo do trabalho;
·
promover
discussões e compartilhar bons exemplos;
·
possibilitar
a formação de alunos colaborativos e empreendedores;
Metodologia
“A Segunda Guerra Mundial foi uma continuação da
primeira” (Eric
Hobsbawm)
Utilizar
a reflexão do historiador Eric Hobsbawm (acima)
para conectar os conteúdos da Apostila de História do 2º Ano do Ensino Médio
que trata da I Guerra Mundial, aos conteúdos da 9º Ano do E. Fundamental,
pertinentes a II Guerra Mundial.
O Projeto “Jovens Sherlocks: as I e II
Guerras Mundiais sob múltiplos olhares” é uma “Obra Aberta” sendo lapidada
durante a sua execução através das intervenções sugeridas pelos próprios
alunos. A ideia consiste em ampliar os conteúdos dos livros didáticos das
séries acima citadas e, posteriormente, socializá-los para os demais alunos do
CACPA por intermédio da Web2.
Participam
do Projeto os Alunos do 2º Ano A e B do E. Médio, em parceria com alunos dos 9º
Anos A, B, C do E. Fundamental.
Os
Alunos estão divididos em pequenos grupos de pesquisa que deverão investigar
temas sugeridos no Portfólio de Temas (veja abaixo) abarcando um e/ou outro
lado envolvido no conflito: Tríplice Aliança x Tríplice Entente; Aliados x
Eixo.
Os
grupos de alunos serão acompanhados por 02 formandos do curso de História da Universidade
Federal de MT/UFMT, que atuarão como tutores das equipes. Estes tutores
contarão com o auxílio de uma Diretoria
Executiva constituída por 02
representantes de cada turma, responsáveis em estimular/fiscalizar o
cumprimento dos prazos e a qualidade da produção.
Cada
uma das duas turmas do 2º Ano do Ensino Médio do CACPA/MT se encarrega de
pesquisar uma das partes envolvidas no conflito (Tríplice Aliança ou Tríplice
Entente), buscando imagens e produzindo textos curtos dos assuntos sugeridos no
Portfólio de Temas, dentro do conceito de mini learning.
Cada
grupo de alunos deverá se articular para:
·
editar
pelo menos 03 três tipos diferentes de Objetos de Aprendizagem;
·
selecionar
15 imagens com legendas para editar o álbum virtual de sua sala e criar o
Puzzle e/ou Game de Memória;
·
elaborar
um texto ou infográfico em forma de mini learning com pelo menos 15 linhas do
assunto pesquisado;
Uma
equipe selecionada pelos próprios alunos do 2º Ano está encarregada de “reconstituir”
possíveis diálogos ocorridos entre as lideranças dos países beligerantes,
através de um emulador (simulacro) do aplicativo WhatsApp como se este já
existisse e tivesse sido utilizado à época.
A
conexão com os conteúdos da II Guerra Mundial é realizado pelos alunos das 03
turmas do 9º Ano, que estão encarregadas de criar objetos interativos (Flash
Cards, Palavras Cruzadas, Quizzes,
Infográficos, Mini Learning, Vídeos, Puzzle, etc).
A
produção de ambas as séries (2º Ano e 9º Ano) serão reunidos em uma Revista Virtual e Objetos de Aprendizagens Interativos a serem ancorados no Blog que deverão produzir.
O
regulamento e demais informações sobre o projeto estão ancorados no Blog http://jovensherlocks.blogspot.com.br/ sendo atualizadas à
medida que o projeto vai sendo executado.
Julgamos
importante destacar a obrigatoriedade dos alunos realizarem suas reuniões de
trabalho por intermédio do ambiente virtual (videoconferências, mensagens síncronas e assíncronas, aplicativos
de mensagens como o WhatsApp, etc) para que os objetivos do projeto sejam
plenamente colocados em prática, sem que haja necessidade de deslocamento de
suas residências.
Portfólio de Temas
Os
alunos estão separados por grupos de trabalhos para pesquisar, conhecer e
reconhecer os problemas vivenciados pelas populações dos países beligerantes em
ambos os conflitos. Abaixo sugestões de temas a serem pesquisados que atualmente
fazem parte do nosso cotidiano, mas que surgiram durante o período estudado:
·
invenções/tecnologias
surgidas no período;
·
participação/emancipação
das mulheres durante os conflitos;
·
cotidiano de adolescentes que viveram nas
Guerras;
·
cartas
e diários dos
soldados (analisando “o outro”, falando de esperanças, etc)
·
produção
para o esforço da Guerra (ex: remédios, alimentos, etc)
·
atuação
das colônias (e ex-colônias) ultramarinas;
·
participação
do Brasil;
·
curiosidades
das guerras;
·
temas
sugeridos pelos alunos;
Série ou ano escolar
Três
turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental e duas turmas do 2º Ano do Ensino Médio
se conectando por intermédio de suas produções virtuais.
Conteúdo curricular
Aprofundamento
dos conteúdos que tratam da I e II Guerra Mundial, trabalhadas nos respectivos
Manuais/Apostilas citadas na Bibliografia anexa;
·
I
Guerra Mundial para os alunos 9º Ano do Ensino Médio;
·
II
Guerra Mundial para os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental;
Tempo estimado
Dentro
da sequência normal do conteúdo
programático disposto na Apostila do 2º Ano do Ensino Médio. Encerrando-se as
pesquisas em Setembro de 2016, porém a Culminância realizada durante o mês de
outubro, na semana do “Dia do Professor” vez que se posicionam como
produtores/professores de novos conhecimentos.
Cronograma (Tempo Semanal)
Para
a realização do projeto os alunos deverão disponibilizar até duas horas
semanais a seu critério e de seu grupo de pesquisa e/ou familiares, haja vista
que o projeto pode ser realizado tanto de forma síncrona quanto assíncrona em
suas próprias residências. O projeto desdobra-se para o dia a dia dos alunos ao
longo de dois meses. Nesse tempo pesquisam e socializam o aprendido via ciberespaço.
Ferramentas
Abaixo
listamos algumas ferramentas e suas possibilidades de utilização na abordagem
de conteúdos de História. A intenção é que os estudantes compartilhem técnicas,
estratégias e conteúdos em parceria com os colegas, ao longo de todo o projeto.
·
Blog
elaborado pelos próprios alunos;
·
Google Drive
·
Videoconferências;
·
Edição
de Vídeos;
·
Whorkshops
sobre os Apps retrocitados;
·
Gameficação
(parcial) dos Conteúdos Produzidos;
·
Revista
Virtual ancorada no Site da Escola;
Aplicativos
Aplicativos
que estão sendo ou podem vir a ser utilizados.
·
Google
Drive
·
Scratch
·
GoConqr
(Flash Cards, Quiz)
·
WhatzApp
·
Whatsapp
fake message
·
HotPotatoes
·
Instagram
e/ou Flicker e/ou Google Fotos;
·
Facebook
·
Twitter
·
Youtube
·
Movie Maker
·
Issuu
·
CMap
Tools (Mapas Conceituais)
Fases
O
projeto compreende várias fases a serem executadas ao longo das semanas letivas,
e encerrando-se em Outubro, na Semana do Dia do Professor e da abertura das
Matrículas para 2017. Ao longo deste tempo, os Jovens Sherlocks serão estimulados a ter um papel mais ativo na sua
aprendizagem e na de seus colegas.
Fase 01
·
Explicação
sobre a dinâmica do projeto;
·
Formação
dos grupos de trabalho;
·
Seleção
de Temas a serem pesquisados;
·
Inicio
das pesquisas de conteúdos disponíveis na Web2;
Fase
02
Realizar
Workshop que capacite os alunos no uso de Objetos de Aprendizagem
diferenciados: edição de Vídeos, Mapas Conceituais, Quiz, Caça Palavras,
Puzzle, Palavras Cruzadas, Infográficos, etc;
Workshop sobre::
·
técnicas
de pesquisa avançada (Yahoo, Bing, Google);
·
possibilidades
do Google Drive (e demais Apps);
·
tratamento
de imagens;
·
Hotpotatoes;
·
CMap
Tools;
·
edição
de Revista Virtual;
·
edição
de Vídeos;
·
uso
pedagógico das Redes Sociais e Aplicativos Colaborativos:
Fase 03
Criação
e administração compartilhada de Blog (coletivo) das turmas que trabalham os
dois lados dos conflitos: Tríplice Aliança x Tríplice Entente; Aliados x Eixo.
Fase 04
Seleção
de parte da produção dos alunos para edição dos Objetos de Aprendizagens Interativos virtuais:
·
Puzzle;
·
Flash Cards
·
Infográficos
·
Caça Palavras
·
Palavras Cruzadas
·
Quiz
·
Mini Vídeos
·
Revista Virtual
Fase 05
Culminância
Pretendemos
encerrar e socializar o Projeto aos demais alunos do CACPA, no mês de Outubro
de 2016, na Semana em que se comemora o dia do Professor. Vésperas da abertura
das matrículas para o ano letivo de 2017.
Fase 06
Avaliação
Avaliação
pessoal e coletiva pelos participantes do Projeto, destacando-se os pontos
positivos/negativos, dicas, sugestões e o que precisará ser aperfeiçoado.
Bibliografia
·
XAVIER,
Edson. PRESTES Filho, Ubirajara. História Interativa: 9º Ano. Tatui/SP: Casa
Publicadora Brasileira, 2009 (Coleção História Inter@tiva).
·
XAVIER,
Edson. PRESTES Filho, Ubirajara. História: pré-vestibular. Tatui/SP: Casa
Publicadora Brasileira, 2016.
·
Sistema
Inter@tivo de Ensino: 2º Ano - 2ª ed. Tatui/SP: Casa Publicadora Brasileira,
2012. V. 07.
·
Sistema
Inter@tivo de Ensino: 2º Ano - 2ª ed. Tatui/SP: Casa Publicadora Brasileira,
2012. V. 08
Professor, gostaria de participar do projeto.
ResponderExcluirGrato, Giovanni Costa
Muito bom o conteúdo
ResponderExcluirMUITO LEGAL PROFESSOR LUIZ CÉSAR
ResponderExcluirBoa ideia
ResponderExcluir